https://www.traditionrolex.com/41
ALINHAMENTO BALANCEAMENTO CAMBAGEM | Pneucamp

ALINHAMENTO BALANCEAMENTO CAMBAGEM

ALINHAMENTO BALANCEAMENTO CAMBAGEM

Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?

 

Alinhamento

O alinhamento serve para ajustar a posição das rodas na suspensão. Ele acontece naturalmente quando a roda se “curva” para dentro ou para fora, dificultando assim a direção. E você, mais do que ninguém, sabe que é fácil perceber se o automóvel está desalinhado, não é verdade? Para isso, você deve perguntar ao cliente onde estão os maiores desgastes no pneu e se eles cantam quando as curvas são feitas.

Quando acontece um desgaste desigual dos pneus dianteiros ou traseiros, você percebe uma mudança na condução do automóvel ou na resposta à viagem. Isso significa que o carro pode estar desalinhado. Atualmente, muitos automóveis vêm equipados com suspensões traseiras que podem ser ajustadas para manter o alinhamento correto.

Outro detalhe importante em relação ao alinhamento é que você precisa compreender que as peças da suspensão automotiva devem estar funcionando perfeitamente para que tudo fique 100%, uma vez que as peças do automóvel trabalham em conjunto.

 

Balanceamento

Já o balanceamento equilibra a estática e a dinâmica do conjunto pneu/roda. Ele tem diferença entre o alinhamento, pois posiciona contrapesos de chumbo na roda, de modo que isso faça com que ela fique equilibrada no todo.

 

O que é cambagem?

A cambagem é a inclinação da roda de um automóvel em relação ao plano horizontal. Quando ela está fora dos parâmetros originais, ela causa desgaste irregular dos pneus, perda de estabilidade e aumento do consumo. Se o ajuste serve para controlar as características de rolamento das rodas.

 

Quais os benefícios dos serviços?

O alinhamento e balanceamento são importantes porque aumentam a vida útil dos pneus e garantem a segurança do motorista. Quando os pneus estão alinhados corretamente, eles têm a sua vida útil prolongada. Além disso, o alinhamento ajusta a relação entre os componentes da suspensão, da direção e das rodas do automóvel.

 

Sobre o alinhamento, ele melhora consideravelmente a maneira de dirigir, reduz o consumo de combustível e evita o desgaste dos pneus e os danos nas peças sensíveis. Além disso, o automóvel balanceado e alinhado garante mais segurança para o motorista, os passageiros e também para os outros carros.

Outra vantagem o cliente vê em relação ao combustível. Há uma economia de gasolina e uma prevenção em relação as manutenções maiores, pois aumenta o atrito do pneu com o solo, de pneus e rodas. Já a cambagem, melhora a durabilidade dos pneus e evita os desgastes.

 

Quando fazer o alinhamento e balanceamento?

A recomendação é que a cada 05 mil quilômetros rodados seja feito o alinhamento e balanceamento dos pneus. Entretanto, para que o serviço fique bem feito, é necessário que os pneus estejam em boas condições de uso e de forma, na qual não irá prejudicar tais ajustes.

Mas, atenção! Se o carro do seu cliente alcançar 80 mil quilômetros, o ideal é que seja feita a troca dos pneus.

FOTOS